terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um Pensar Sobre a Depressão

As raízes da depressão Por
Trabalho há 38 anos em psicoterapia - sou psicóloga - e não encontrei ainda nenhum cliente  depressivo que fugisse ao que o Professor Seligman descobriu em suas pesquisas.
Tive o prazer de fazer um curso com ele na UnB e o que aprendi me habilitou a entender a depressão. Até nos dias de hoje pessoas morrem de desamparo nos melhores hospitais porque os médicos não sabem identificar o desamparo que é o estágio mais grave do que chamamos de depressão e o Professor Seligman chama de desamparo: a depressão é um estágio.
O desamparo é aprendido na família - mesmo nas ricas, nas cheches onde vivem as crianças sem família, nas sociedades extremamente pobres. Não estou com isto afirmando que inexistem as origens genéticas do desamparo, mas é um erro pensar que é possível resolver este problema somente com medicação. É preciso um treinamento no que o Professor Seligman chama de otimismo para que a pessoa aprenda a comandar a sua vida no caminho desejado.
importante entender que a miséria, com o apontou Rosemarie Muraro em sua pesquisa,  faz com que os os filhos dos pobres cresçam sem desejo e isto é o mesmo que desamparo ou impotencia. É a alienação do corpo e da mente. Indicaria, para os que desejam conhecer melhor o assunto:
1) Desamparo: sobre depressão, desenvolvimento e morte, Martin E. P. Seligman, Hucitec/EDUSP, 1977 (não encontrei nas livrarias que pesquisei). Acredito que seja acessível em bibliotecas universitárias. Em inglês - Helplessness: on depression, development, and death, também não achei à venda. -  "Depressão é o resfriado comum da Psicopatologia e tem tocado a vida de todos nós," escreve o Dr. Martin Seligman. Mas as tristezas emocionais que levam à depressão, a ansiedade e a falha não "apenas acontecem". Em vez disso, como mostra a Dr. Seligman, estes distúrbios generalizados frequentemente emergem de um sentimento de impotência que é aprendido, reforçado e justificado individualmente.”
(2) Aprenda a ser otimista, Martin E.P. Seligman, Editora Nova Era : O livro ensina como se tornar um verdadeiro otimista por meio do fortalecimento interior, mostrando como desenvolver níveis de otimismo que permitam viver uma vida plena de realizações. "Nossa análise mostra que a mudança do pessimismo para o otimismo é, pelo menos parcialmente, responsável pela prevenção de sintomas depressivos", ressalta o autor. - à venda. - É baseado na pesquisa feita e que o primeiro livro descreve.
(3) Sexualidade da mulher brasileira: corpo e classe social no Brasil, Rosemarie Muraro et al., Editora Rosa dos Tempos, 1996


no blog de Luis Nassif
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-raizes-da-depressao?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter