o fato de postar aqui, não quer dizer que estou concordando em tudo com minha amiga, mas adoro e admiro essa paixão de entender o mundo.
É uma das leituras possíveis, interessante é termos várias perspectivas e aprendermos a tomar nossas próprias decisões e posturas.
citando S. : "Também procuro fazer sinceramente a minha parte na vida. Serra não me convence e Dilma ainda não... Minha escolha não foi de agora, vem de algum tempo e acho que a "onda verde" pode ser reacionária sim de um determinada ponto de vista, que pode estar certa: eu não compartilho. E como todo movimento político essa onda serve aos dois lados..."
citando S. : "Também procuro fazer sinceramente a minha parte na vida. Serra não me convence e Dilma ainda não... Minha escolha não foi de agora, vem de algum tempo e acho que a "onda verde" pode ser reacionária sim de um determinada ponto de vista, que pode estar certa: eu não compartilho. E como todo movimento político essa onda serve aos dois lados..."
Para mim, isso é democracia.
from B.:
Meninas (também mando esta msg em outro mail para outras pessoas)Estou extremamente preocupada com uma coisa. Faz parte de mim, não adianta... Passado o domingo das eleições, após tanta sacanagem da mídia, pensei, chega! Não quero saber de mais nada até 31 de outubro, ficarei esperando alienadamente (como se isso fosse possível pra mim), e torcendo para ver minha candidata (Dilma) como vencedora. Aquela coisa de ter que aguentar a enxurrada de manipulações e etc. É insuportável. No entanto, não dá pra dormir sossegada, impossível, pois há muito mais coisa entre o céu e a terra (literalmente) do que possamos imaginar. E é esta a razão que me faz escrever agora.
Acabada a "onda verde" e após a ressaca eleitoral, começam a aparecer de onde vieram os tantos votos da candidata Marina. A questão que levanto aqui não tem nada a ver com os votantes, digamos assim, não consigo pensar numa palavra, "originais", assumidos, da Marina. Cada um tem direito ao seu voto e vcs que me conhecem sabem que eu nem precisaria estar aqui explicando isso.
Marina Silva é uma mulher inteligente e política, sabe muito bem que o PSDB se apropriou de sua imagem e a mídia fez a festa criando uma suposta onda verde. Eles sabiam de antemão que Serra tem uma rejeição enorme (todo mundo que tem memória sabe o que foi o governo FHC e o que representou o psdb no poder. Eu particularmente fico arrepiada só de lembrar). A jogada era trazer votos pra Marina e tirar da Dilma, levando Serra ao segundo turno.
Atrás da "onda verde" criada para atrair votos, incluindo uns votos de "protesto"( que eu ainda me pergunto de que??) também estava uma onda muito maior, reacionária e conservadora, também induzida pelos tucanos, infiltrada nas igrejas, principalmente as evangélicas pentecostais.
Antes que me julguem em surto paranóide :-) digo que muita gente séria saiu a cata de saber de onde vieram os tantos votos da candidata Marina. Não que ela não os pudesse ter, mas em tão pouco tempo, o que teria acontecido? São fenômenos que precisam ser explicados, até para entender o perfil dos eleitores. E o que se vê hoje em massa na Internet? Nos blogs, no twitter, no you tube, etc... Pastores pedindo voto contra Dilma, em favor de Marina, dizendo ser a Dilma contra a vida, a favor do aborto. Satanizada. Que interessante ouvir esse termo hoje, século 21. Qualquer semelhança com a inquisição não é mera coincidência. Ainda podemos ser sim, muito conservadores e reacionários. E isso também veio da ala conservadora dos católicos. Poderia colocar aqui dezenas de links, desde blog de pastores à posições até de algumas regionais da cnbb em favor da "vida".
Tudo isso começou após um debate na Folha onde se discutiu a questão do aborto. A partir daí, Serra já estava cantando hino no púlpito de uma igreja evangélica, mostrando ele em família e sendo distribuídos panfletos que afirmavam uma plataforma "satanizada" sobre Dilma.
Paranóia??? The truth is out there!!!! Não é à toa que eu adorava The X FIles!!!
Agora, além da minha preocupação da possibilidade em ver o país retroceder com o psdb, ainda tenho uma preocupação ainda maior: para onde esse pêndulo vai apontar??? Já imaginaram a força do conservadorismo? Os católicos são mais independentes. Os que são conservadores são e pronto. O restante não acata se não quiser fazê-lo. Mas os pentecostais, nossa! São cordeiros mesmo! Tenho ouvido esses dias histórias de mudança de voto por pedido do pastor, etc. Porque o pastor falou que Dilma é satanizada, terrorista, mata criancinha. Isso é assustador!!!
É, os votos da Marina que levaram ao segundo turno não foram fruto de uma onda verde, mas de uma onda requintada de conservadorismo, misturada com manipulação política, troca de favores, etc para tentar eleger o candidato tucano.
E agora Marina? Perguntava um artigo muito bom que li. Com seu histórico e seu passado, não era para ela estar em cima do muro agora. Ao contrário. Marina teria praticamente obrigação de apoiar Dilma. Desfazer o uso que fazem de sua figura e respeitar sua trajetória de postura política social nascida no PT. É pensar qual direção melhor se aproxima de seu passado e dos seus interesses sociais.
E agora, nós também! De que maneira vamos segurar esse pêndulo? Para onde vamos soprá-lo? Com o que vamos compactuar? Onde temos mais chances de sermos progressistas e mantermos nossos ideais abertos a construção de uma nação livre?
Não foi à toa que estudei psicologia, não foi à toa que me dediquei a análise institucional, não foi à toa que me sensibilizei com tantos professores torturados, que me sensibilizo com o sofrimento fabricado pela produção social de subjetividades hegemônicas no meu trabalho.
Não vou permitir que isso se propague (pelo menos vou tentar). Não vou permitir que minha luta tenha sido em vão.
O meu pêndulo vai se dirigir para a liberdade, para a vida. Sim. Vida! Hoje, ainda mais do que ontem, voto na Dilma!
bjs B.