Um dos grandes psiquiatras da história, Carl Gustav Jung dedicou-se profundamente às questões da vida interior do homem - e tomou a si mesmo como matéria-prima de suas descobertas. Desenvolveu os conceitos de extroversão e introversão e de inconsciente coletivo, apresentados em sua obra "Tipos Psicológicos" e bases da Psicologia Analítica, da qual foi fundador. A partir de então, construiu a teoria dos arquétipos. Foi colega de Sigmund Freud, cuja admiração era recíproca. Apesar disso, romperam o relacionamento profissional por causa de divergências de pensamento. Carl Gustav Jung morreu aos 85 anos, como um dos mais influentes pensadores do século 20. (Fonte: UOL Educação)
o Perfil Comportamental que fala melhor de mim é essa mescla:
ISFP
Introverts (Introvertidos)
Costumam ser refletivos, circunspectos e reservados. Mas nem todo introvertido é tímido, apesar de gostarem de ficar sozinhos e de não precisarem de pessoas sempre ao seu redor.
Sensors (Sensitivos)
Vivem o presente.Eles se baseiam em fatos, lidam bem com assuntos de ordem prática e gostam que as coisas sejam mensuráveis e definidas.
Feelers (Emotivos)
Permitem que suas emoções e sentimentos atuem livremente por se preocuparem com as outras pessoas.
Perceivers (Observadores)
Preferem um estilo de vida que seja espontâneo, flexível e adaptável. Eles gostam de ambientes que não sejam estruturados, e deixam suas opções em aberto.
Dentre todos os perfis comportamentais, os ISFPs estão entre os indivíduos mais práticos e realistas de todos.
"A ação fala mais alto do que as palavras"
poderia ser seu lema - sua filosofia de vida.
Os traços de sua personalidade se combinam na formação de um indivíduo pragmático, realista, espontâneo e amável. Alguém que sabe como se divertir e aproveitar a vida. Você se sente mais feliz vivendo cada dia em vez de se prender a agendas, normas, regulamentos e pessoas com imaginação limitada.
A maioria das pessoas que possuem uma personalidade semelhante está intensamente afinada com a aparência, gosto, som, sensação e cheiro das coisas. Elas apreciam e têm um grande interesse pela arte e a beleza em todas as suas formas. Muitos dos ISFPs têm também dotes artísticos.
Comparado às pessoas que são bem mais extrovertidas, você tende a ter um círculo menor de amigos. Para poder se sentir à vontade para se abrir com os outros e expor sua sensibilidade, você precisa conhecer bem as pessoas. Uma vez estabelecida uma relação, a sua confiança se aprofunda e a preservação dessa relação se torna de suma importância para você.
Você investe muito esforço e energia para contribuir na sensação de bem-estar e felicidade daqueles que o cercam. Com tendência a ser um tanto reservado, é provável que você mostre seus sentimentos através de atos e ações em vez de falar sobre eles.
RelacionamentosSendo realista e otimista além de amar a arte e a diversão, você tem muito a acrescentar a uma relação.
Para você, as relações giram em torno da camaradagem. Partilhar, fazer coisas juntos, ser leal e ainda sim ser livre.
Para você, o sinal de uma verdadeira relação está na capacidade de ser totalmente honesto e natural. Ter a possibilidade de dizer qualquer coisa - ou simplesmente optar por ficar calado.
Como enriquecer suas relações
Por ser naturalmente reservado, algumas pessoas podem sentir uma certa falta de confiança em você. Você sabe que isso não é verdade. Portanto, quando for importante – ou quando não houver muito tempo para as pessoas conhecê-lo bem – pense em:
Falar mais a seu respeito - se deixar conhecer.
Demonstrar sua segurança com mais freqüência.
Perguntar mais sobre as outras pessoas.
Aceitar que as relações não precisam ser profundas e eternas para serem emocionantes e sérias.
O que você valoriza em um relacionamento
Confiança, boa comunicação e respeito são aspectos de uma relação que todos os tipos de personalidade valorizam muito. Porém, aqui estão algumas características especiais consideradas muito importantes pelos ISFPs:
Ter paixão e comprometimento por uma causa.
Ter boa-vontade em partilhar sentimentos e aspirações.
Ser livre para pensar e agir sem restrições.
Agir em vez de apenas pensar ou falar.
Ter sintonia com a natureza e os sentidos.