domingo, 10 de maio de 2015

SOBRE EPISTEMOLOGIA

Epistemologia de Maturana


O termo epistemologia se refere ao estudo sobre a produção do conhecimento. Quando se menciona, no entanto, a epistemologia das ciências, se está abordando os pensadores que se preocuparam em investigar como se constrói um conhecimento de natureza científica. Dentre eles, Humberto Maturana merece destaque.



Maturana é biólogo, nascido em 1928 em Santiago, no Chile. Iniciou seus estudos acadêmicos na medicina, mas acabou seguindo carreira na biologia. Obteve Ph.D em biologia na Universidade de Harvard, e trabalhou em neurofisiologia no M.I.T. Atualmente é professor do Departamento de Biologia na Universidade do Chile. Sua obra de maior destaque chama-se Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Seu principal conceito é o da autopoiese.

Buscar-se-á propor um breve resumo sobre os principais conceitos em Maturana, não em sentido de resumo de toda sua obra ou resenha, mas em caráter pessoal de quem escreve, através dos itens abaixo:
Maturana é um epistemólogo diferenciado dos demais, pois é biólogo, ao contrário dos outros, que são físicos.
De acordo com ele, deve-se levar em conta sempre o observador, pois jamais há isenção entre observador e observado.
Assim, o explicar sempre depende do observador.
Sem linguagem o homem não existe. Vivemos todos na linguagem, a qual se fundamenta nas emoções, e estas são a base do fazer científico.
Maturana explica o conhecer a partir do conhecedor.
Não há sentido nem possibilidade de se conhecer sem se levar em conta o conhecedor.
Toda sua abordagem em ciências é de cunho biológico, e não físico.
Seu principal conceito é do da autopoiese, ou seja, um sistema que se auto regula. Esse conceito também ficara conhecido como a biologia do conhecer.
O conhecimento é uma perturbação de nosso sistema cognitivo, pois podemos fazer as nossas mudanças nas estruturas, mas não nas organizações estruturais, ou seja, em suas identidades.
A explicação sempre gera uma interpretação de nossa própria experiência.
Para Maturana, uma explicação torna-se válida apenas pela existência de alguém que a aceite como tal, sem nenhuma necessidade de outro embasamento.
Todo ser vivo tem características de organização, onde a perda da organização é a morte.
Essa organização, entretanto, não é estática, mas sempre existe uma organização cognitiva.
Não é o exterior quem determina a experiência, o sistema sempre funciona a partir de correlações interiores.
Conforme fora mencionado, sua noção de verdade reside apenas na aceitação desta por alguém, sem nenhuma necessidade de qualquer embasamento empírico.
O homem possui existência na linguagem, na comunicação. Assim, o homem não pode ser visto como um ente isolado.
Muitas vezes não é possível distinguir-se entre a observação e a ilusão, de modo que, de acordo com a sua visão, a ciência não pode ser objetiva.
O explicar algo é sempre uma reformulação do que “eu” já tive, até porque utiliza a “minha” própria linguagem. Não há possibilidade de existência de um conhecimento sem influência de quem o descreve.
A tolerância apenas considera uma posição; a aceitação compreende-a sob a ótica do outro.
A linguagem não existe na transmissão de informações entre o transmissor e o receptador, mas em uma modelagem entre eles.
A diferença do conhecimento científico é que o cientista que o produz deve ser cuidadoso para não permitir que as emoções intervenham no critério da validação das informações.
A ciência possui critérios de validação para a explicação, mas essa explicação jamais é única.
A ciência é uma atividade humana, conectada ao conhecimento. Ou seja, uma das formas que temos de produzir conhecimento chama-se coência.
Entretanto, esses critérios de validação não exigem que o observador seja independente daquilo que observa.
Somos nós que decidimos o que mudar em nosso sistema cognitivo no processo do conhecer, modificando a sua estrutura, mas jamais modificando a sua organização interna, que lhe dá suporte e caracteriza o ser vivo.
Nós estamos tentando perturbar os “sujeitos”, mas serão eles que decidirão o que fazer com essas perturbações.

Referências:
MOREIRA, Marco Antônio; MASSONI, Neusa Teresinha; Epistemologias do Século XX, EPU, São Paulo, 2011.

LINK: http://www.infoescola.com/ciencias/epistemologia-de-maturana/