quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

REVENDO CONCEITOS E PARADIGMAS - IMPORTANTE

isso vai ser um post gordo e raivoso.

A gente entra no twitter e vê essa merda:

OI? Eu já tinha visto muita gente odiando gente gorda sem motivo no twitter. A fat-shaming, ou gordofobia, chega a níveis ridículos, desde gente odiando gordos porque comem demais (como se toda comida que eles deixasse de comer fosse automaticamente desviada pro prato de crianças desnutridas no Sri Lanka) porque ocupam muito espaço, porque deviam ter vergonha ou sei lá, porque existem.
Pra avisar os navegantes: Eu, como todas as pessoas magras, achava antes que gordura só tinha a ver com comida. Aí resolvi calar a boca e aprender com o livro Lessons from the Fat-O-Sphere. Mais de 70% daquela joça é genética. Conhece magra de ruim? Poisé, tem gente que é gorda de ruim também. O BIOTIPO da pessoa é esse e não tem comida que se deixe de comer e exercício que se faça que permita a essa pessoa ter 20kg a menos sem entrar em um colapso de desnutrição.
CLARO que ninguém te disse isso, gente magrela. A indústria da dieta movimenta BILHÕES, as revistas insistem com você todo dia que se você fizer isso assim assado vai ter barriga tanquinho e você acredita porque não conhece outra coisa.
A verdade é que 95% das dietas NÃO FUNCIONAM. Somente 5% das pessoas realmente conseguem mudar seu peso a longo prazo (5 anos) e mesmo assim muito provavelmente vão ter de ficar sentindo fome pelo resto da vida.
MESMO SE GORDURA FOSSE CAUSADA SÓ POR COMIDA: Não é da sua conta. Não é. Não é igual um fumante do seu lado que vai te dar câncer de fumante passivo. A macarronada na mesa do vizinho não vai te engordar. E se vocês justificarem com “ah eu me preocupo com a saúde destas pessoas” pode baixar o facho e assumir que é mentira, você não é Madre Teresa de Calcutá pra ficar caçando gente doente na rua e tenho certeza que ao praticar a gordofobia você está fazendo é mal pra saúde mental daquela pessoa.
Anyway, voltando ao tweet absurdo.
 ”pessoas gordas se acham os melhores de todos”
OI?? Isso não faz sentido, criatura. Nenhum. A sociedade inteira está firmemente dedicada a fazer as pessoas gordas se sentirem horríveis em relação a elas mesmas. Acho que você tirou essa conclusão ao conhecer assim, umas duas pessoas gordinhas QUE OUSARAM, OLHA QUE IDÉIA, TER AUTO-ESTIMA.
Aí eu saio pro google pra pesquisar mais a fundo sobre uma coisa que eu sei: A associação da obesidade com a depressão e o suicídio, por causa do estigma de ser uma pessoa fora dos padrões de beleza, a pressão social e o preconceito que gordinhos sofrem. E tá comecei a achar algumas coisas.
Aí eu vou lá e acho essa pérola

sadafjkfdlçkgdik jsiçnf~jaso~
MEO FILHO você pega estudos sobre como as pessoas tratam crianças gordas TÃO MAL que o índice de depressão e suicídio dentre elas é maior, e transforma num ‘CUIDADO: GORDURA CAUSA SUICÍDIO”????? Se eu revirasse mais o olho eu tinha um aneurisma. Não é a célula adiposa que tem toxinas suicidas, seu mané, é GENTE IGUAL VOCÊ que escreve essas merdas que estão levando as pessoas a se odiarem a ponto de cometer suicídio.

O SITE INTEIRO ASSOCIA situações em que pessoas foram prejudicadas pela GORDOFOBIA (e não a gordura) pra vender gastroplastia. Como se a solução de todos os problemas com preconceito contra pessoas gordas fosse ficar magro. A primeira notícia  engana, faz aquela coisa pífia: Associa somente a perda de peso com uma “cura milagrosa”, ah, claro porque a moça perdeu 80kg em dois dias. MILHÕES de pessoas magras roncam, têm apnéia do sono, diabetes e  hipertensão.
Pais de uma criança obesa perderam a guarda dela. Obesidade prejudica relações entre pais e filhos. blablabla.. como resolver?? NÃO SEJA GORDO.
É como se falassem que pra resolver homofobia basta virar hetéro
Pra resolver racismo, basta ser branco
Pra resolver o sexismo, basta ser homem.
nÃO FAZ SENTIDO.
Páre de usar o sofrimento das pessoas para vender seu peixe. Isso é anti-ético. São idiotas como você que são contribuintes de uma sociedade que faz as pessoas se matarem. 
Diga não à GORDOFOBIA.