segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PARA IR DESCONSTRUINDO UM PRECONCEITO

o link para a página original está no final desse texto (originalmente postado em 25/01/2010)


A Palavra GORDA

Imagem:Ballerina Asquadra, de Fernando Botero


Estava lendo o blog Gordinhas Maravilhosas e a cantora Perla apareceu em um evento, gordinha, e disse em seu Twitter que eram críticas maldosas, de recalcados, etc...
Na minha opinião ela está gorda sim, mas porque será que admitir isso publicamente é quase o mesmo que confessar um crime?
Porque a palavra GORDA carrega um peso, perdoem o trocadilho, de associações negativas, muito negativas.


A postagem me fez lembrar um texto de Kate Harding, conhecida como a rainha da blogsfera gorda americana. Vou postar alguns trechos . Para o original clique aqui.
" As mulheres magras não dizem à suas amigas gordas " Você não é gorda" porque elas estão confusas sobre a definição no dicionário, ou seus olhos estão com problemas, ou elas foram criadas em um planeta no qual tamanho 54 é o tamanho normal das mulheres. Elas não dizem isso porque GORDA não significa apenas a palavra Gorda em nossa cultura. Ela também significa um ou todos estes outros sentidos:


Feia
Doente
Fedorenta
Preguiçosa
Ignorante
Indisciplinada
Impossível de amar
Inútil
Uma vergonha

Cafona
Má/mau
Raivosa/o
Socialmente inapta/o
Nojenta


Então quando elas dizem "Você não é gorda" , o que elas querem dizer é " Você não é aquilo que eu associo à palavra Gorda". O formato do seu corpo não é o que está em questão, uma fita métrica ou um espelho pode resolver a controvérsia". O que está é questão é o quão boa você é, ou amável, a sua inteligência,a sua bondade e o seu carisma. E os seus amigos, não é nenhuma surpresa, acreditam que você tenha todas estas qualidades. Então, você não pode ser gorda!


Mas eu sou! Eu sou bonitinha e saudável e eu cheiro bem (normalmente), sou ambiciosa e esperta, amorosa e engraçada, estilosa, amigável, desinibida e definitivamente não sou nojenta! E eu sou gorda, assim como sou baixinha, americana, loura (com alguma assistência química). É apenas uma P*#* de palavra que me descreve, entre centenas de outras. Estas três letrinhas (em inglês FAT, no nosso caso cinco) não cancelam todas as minhas outras qualidades.
(...)


Porque gorda deveria significar ter mais tecido adiposo do que a média das pessoas, mas não é assim. E toda vez que você ignora o que está na sua frente para me dizer que eu não sou gorda porque você não quer me colocar naquela categoria feia e degradante você está comprando a idéia de que as pessoas gordas são todas aquelas coisas horríveis. Eu não sou esta m... Eu sou uma pessoa gorda e real e poucas são as pessoas que se encaixam nestas horríveis categorias que são atribuídas à nós".
(...)


Enquanto estes estereótipos persisitirem - que uma mulher gorda nunca poderá ser saudável, inteligente, dedicada, fashion, atraente e realmente amável - mulheres que são todas essas coisas e gordas irão continuar vendo a si mesmas como fundamentalmente repulsivas e sem valor.


Então, toda vez que alguém tentar me dizer que eu não sou gorda simplesmente porque eu não me encaixo nestes estereótipo, digo que sim eu sou gorda, pombas! A Gorda, ces't moi! Ser gorda é ser assim.
Eu sou uma boa pessoa, inteligente, atraente e sou gorda. Nenhum paradoxo nisso. "

E vocês? Que outras palavras vocês conhecem que são associados à GORDA?

Você utiliza alguma delas para se definir (sem julgamento de valores aqui, é um preconceito difundido em nós todos e para ser superado precisa ser identificado).

Estas palavras fazem sentido para definir que você é? Se você desfizer as associações negativas relacionadas a ser gorda, quem é você?

01:31

http://curlvelyme.blogspot.com/2010/01/palavra-gorda.html